Santa Catarina

Joinville se prepara pra receber turistas na temporada

joinville2A poucos dias do início da temporada de verão, muitos turistas já preparam as malas e contam os dias para sair em férias. Enquanto isso, as cidades destino já estão prontas para bem atender ao público, colocando em evidência os seus melhores atrativos e serviços.

Em Joinville – maior cidade do Estado de Santa Catarina –, empresários do setor de turismo já se mobilizaram e criaram suas estratégias para atrair turistas destacando, sobretudo, a completa infraestrutura e localização estratégica.

“Joinville é passagem obrigatória para grande parte dos turistas de todo o Brasil, que vêm a Santa Catarina. E mesmo para quem tem as praias como destino, nossa cidade é excelente opção para aqueles que buscam hospedagem de qualidade e com preços bem mais acessíveis, completa rede de serviços como gastronomia, além de atrativos nas áreas urbana, rural e náutica”, afirma Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística de Joinville.

Nos últimos anos, é crescente o número de turistas que vêm veranear em Santa Catarina e que escolhem Joinville para se instalar. Atentos a essa demanda positiva, empresários do setor turístico estão se adaptando e oferecendo mais serviços.

De acordo com o presidente da Rede CHA Hotéis, Geraldo Linzmeyer, além da instalação de outdoors na BR-101, os descontos nas tarifas devem atrair os visitantes: “Nessa época as tarifas nos hotéis são mais flexíveis. Quem reserva com antecedência consegue negociar melhor, com descontos entre 15% e 35%”.

Entre os restaurantes, muitos já modificaram seus horários de atendimento, ficando abertos ao público, inclusive, nos dias de Natal e ano novo.

“Restaurantes ligados a entidades representativas da cidade, já se sensibilizaram com a crescente demada de público e vão funcionar no período de festas. É excelente tanto para o visitante, como para o empresário que aproveita o bom movimento”, afirma Guilherme Kulkamp, vice-presidente do VivaBem – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região.

Juntamente com os preços competitivos dos hotéis, a ampla rede de serviços é forte atrativo de Joinville. O setor de gastronomia, por exemplo, oferece restaurantes para todos os gostos, incluindo culinária típica alemã, churrascarias, pizzarias, italiana, mexicana, asiática, além das irresistíveis docerias e cafés coloniais.

No comércio, além das lojas de rua, três shopping center reúnem as principais lojas de departamentos do país e renomadas grifes internacionais.

Atrativos rurais, náuticos e culturais

Além de bons preços e diversidade de serviços, Joinville também oferece muitas opções de atrativos aos seus visitantes.

Localizada entre a serra e o mar e privilegiada por cenários deslumbrantes junto à natureza, o turismo rural e náutico agrada a diferentes públicos.

Nas cinco regiões da área rural – Piraí, Quiriri, Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Dona Francisca –, é possível visitar propriedades e participar de atividades para adultos e crianças, como passeios de trator e a cavalo, banho de rio e de cachoeira, trilhas ecológicas, interação com pequenos animais, passeio por campos de flores, pesca, tirolesa e, ainda, saborear delícias coloniais como cafés, pães, cucas, bolachas, melado e doces caseiros.

Já na área náutica, onde Joinville é banhada pela Baía da Babitonga, um dos principais atrativos é o Barco Príncipe, iate turístico que vai até São Francisco do Sul, passando por catorze ilhas da região. Além da beleza do trajeto, o passeio inclui almoço a bordo e parada para visita ao Centro Histórico de São Francisco.

A região náutica concentra, ainda, restaurantes especializados em gastronomia à base de frutos do mar.

O roteiro do centro da cidade, também oferece várias opções. O Museu da Bicicleta (MuBi) – único do gênero da América Latina – reúne mais de 16 mil peças que contam a história de um dos símbolos de Joinville.

Para quem se interessa por arqueologia, Joinville é referência internacional em sítios sambaqui e conta parte dessa história no Museu Arqueológico de Sambaqui, onde estão expostas peças que retratam os hábitos do homem sambaqui, sua cultura, alimentação, técnicas, costumes estéticos, funerários e a arte em pedra.

Joinville também tem arte reconhecida internacionalmente. O Instituto Internacional Juarez Machado, abriga as obras desse artista joinvilense, considerado um dos maiores nomes das artes visuais no mundo.

Ainda na área urbana, parques como o da Expoville, o Zoobotânico, o Parque do Morro do Finder e da Caieira, oferecem ao público espaços repletos de verde e ideais para atividades ao ar livre.

“Joinville está pronta para bem receber o turista, oferecendo tudo o que o visitante procura e merece: bons preços, serviços, infraestrutura, facilidade de locomoção e entretenimento. Nesta temporada, a cidade vai aproveitar o crescimento do turismo interno para conquistar ainda mais os brasileiros que vierem a Santa Catarina”, finaliza Raulino Esbiteskoski.

O Guia Turístico de Joinville e as informações completas sobre a cidade, estão disponíveis no www.fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br ou na fanpage da facebook.com/descubrajoinville.