Jericoacoara

Destino para todos os públicos

Duna do Pôr do Sol é ponto de encontro a cada fim de tarde em Jeri - Foto: Clicrbs

Duna do Pôr do Sol é ponto de encontro a cada fim de tarde em Jeri – Foto: Clicrbs

Bela, mágica, apaixonante. São muitos os adjetivos para definir Jericoacoara. Talvez por isso, o lugar tenha se transformado no principal destino turístico do litoral Oeste do Ceará. Impossível não se encantar com as belezas naturais e com a oportunidade de conviver, ao mesmo tempo, com o povo simples nascido e criado ali e gente que chega de todos os cantos do mundo.

Localizada a pouco mais de 300 quilômetros de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada por nativos e visitantes, transformou-se ao longo dos anos. A singela vila de pescadores cresceu e, hoje, sobrevive do turismo. Para tanto, oferece opções gastronômicas diversificadas em bares e restaurantes e uma estrutura hoteleira de qualidade, que inclui pousadas simples e hotéis requintados que se harmonizam com o cenário ao redor. Assim, não é exagero dizer que Jeri está bem preparada para receber turistas em qualquer época do ano.

Todos os públicos são bem vindos em Jeri, que ultimamente, tem conquistado a preferência de famílias com crianças e casais apaixonados em busca de paz e tranquilidade junto à natureza. A paisagem inclui praias que se estendem por quilômetros,  dunas, lagoas de água doce e esculturas naturais nas rochas do Serrote junto à mágica vila.

jeri1

A Pedra Furada é o principal cartão postal de Jericoacoara – Foto: Wikipedia

Dois ‘rituais’ são quase obrigatórios em Jeri. Vá conhecer a Pedra Furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos e que se tornou ícone do lugar. Virou também um dos cartões postais do Ceará. No mês de julho dá pra ver o sol se pôr pelo buraco da pedra. Para chegar até lá é preciso fazer uma caminhada de, aproximadamente, 40 minutos a partir da vila. Agende o passeio e procure um guia local.

No final de cada tarde, todos os caminhos conduzem à grande duna de Jeri. É hora de apreciar o espetáculo do pôr do sol. Situada ao lado da vila, a duna é uma das mais altas do Ceará. O topo é o ‘camarote’ para apreciar o sol se esconder no mar. A comemoração do espetáculo natural depende da quantidade de pessoas sobre a duna. Pode ir do silêncio respeitoso à obra divina à salva de palmas.

 

Outro destaque em Jericoacoara é o vasto cardápio de atividades esportivas à disposição. Profissionais das diversas modalidades fazem festa no mar ou na areia desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde. Para quem quer aprender alguma das atividades, a vila conta com escolas de windsurf, kitesurf, capoeira, sandboard, surfe e outros.

A Lagoa Azul convida ao pleno relaxamento Foto:  Vipvans

A Lagoa Azul convida ao pleno relaxamento – Foto: Vipvans

Não dispense os passeios pelas lagoas no entorno de Jeri. A Lagoa Azul ou Lagoa do Paraíso tem águas límpidas, areia branca e bancos de madeira dentro d’água para servir de trampolim. Em vários pontos do manancial estão instaladas barracas e pousadas. Um pouco mais distante, cerca de 25 quilômetros de Jeri, fica o Lago da Torta, na vizinha praia de Tatajuba, pertencente ao município de Camocim.

Para chegar a Tatajuba, melhor opção é contratar um buggy. O passeio inclui passagens pela praia do Mangue Seco e a travessia do Rio Guriú em balsas rústicas. Há quem assegura que Tatajuba representa, em parte, o que Jericoacoara era no passado, antes de ser descoberta para o turismo.

Se durante o dia, o grande barato é curtir a natureza, quando a noite chega em Jeri, a opção é o passeio pelas ruas de areia, sem asfalto ou calçamento e também sem iluminação, restrita às casas e estabelecimentos comerciais, numa forma de preservar o misticismo e originalidade do lugar. As vias se transformam em passarelas informais dotadas por gente feliz e descontraída em busca de novas amizades e romances. Bares, restaurantes e cafés oferecem delícias à mesa. O céu estrelado reforça o clima de férias permanecentes. A ordem é curtir tudo sem pressa e em clima de plena paz.

Mais informações:

Localização – A praia de Jericoacoara fica a 313km de Fortaleza.

Como chegar –  De carro, o acesso mais rápido a partir de Fortaleza é pela CE-085. Para que optar pela viagem de ônibus, a empresa Fretcar (3402-2244) liga a capital a Jeri, diariamente.

Onde ficar –  Pousada Marisol (85 – 3219-2404), Essenza Hotel (88 – 3669-2380), Pousada Capitão Thomaz (88 – 3669-2181), hotel Villa Terra Viva (88 – 3669-0207), MyBlue Jeri (85 – 3263-4765), Pousada Jeribá (88 – 9768-0007)

Onde comer – Senzala (88 – 8841-3488), Leonardo da Vinci (88 – 9630-6074)

Pacotes – As agências Ernanitur (85 – 3533-7700), Marisol Turismo (3219-2404) e Bem-Estar Tur (85 – 3023.6802) oferecem pacotes para Jeri, com saídas de Fortaleza.

Informes: www.portaljericoacoara.com.br / www.jericoacoaraturismo.com.br