Paraty

Aulões de yoga na floresta tropical

Paraty_09_2007_59

Tradicional destino turístico fluminense, Paraty oferece propõe a yoga ao ar livre como mais um atrativo para os visitantes – Fotos: Divulgação

Uma cidade cool, com vasto patrimônio histórico e cultural. Essa é Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, onde tudo beira a poesia. Veneza brasileira para alguns, sua geografia magnífica dá aos cliques amadores dos smartphones características de fotografias de arte. Turistas, paratienses, estrangeiros, adultos e crianças, casais da grande geração. Quem passa por suas ruas de tijolos centenários relata, invariavelmente, um relacionamento amoroso com a natureza e o mar da cidade, sim, caiçara, mas de público com ares de semana de moda.

A descrição é uma das possíveis para versar sobre Paraty. Certamente não é a única. Outra, alternativa, coabita em harmonia junto às praias da moda, ao roteiro das celebridades e aos intelectuais da feira literária, ao barulho dos brindes feitos nos alambiques da cidade.

Nessa outra Paraty, uma fazenda, em uma enorme área de floresta semivirgem, silenciosamente dedica-se ao contemplamento: do eu, da natureza, das ervas e dos astros. Para o alto (das montanhas) e além do hype, o Dharmashala Spiritual Resort transforma a cidade, levando o visitante para uma atmosfera na qual Paraty é o zen. É Bali, com águas verde-claras. Mas, é a Índia dos sadhus e maharajas também.

11146362_10200591158258301_4056963034375859254_o

Yoga proporciona momentos de paz

Ali, todas as rotas convergem para o culto à busca do eu, utilizando como ferramenta a Mata Atlântica e suas quedas d’água para meditar, rezar e comungar com versões melhoradas de si próprio. Inspirada nos ashrams indianos, Dharmashala, uma ecovila de 850 hectares, une o hype de Paraty, com roteiros turísticos dentro da mata, onde os hóspedes resgatam aquilo que sentiam falta: momentos de paz e novas ferramentas para vencer as dificuldades.

O Dharmashala Spiritual Resort trabalha para que seus hóspedes tenham a sensação de que estão em um verdadeiro ashram no Oriente. Mas, sem perder o conforto e estrutura característicos do Ocidente e o turismo paradisíaco que faz de Paraty um lugar sensacional.

Com pacotes de fim de semana (três dias, duas noites) em preços a partir de R$ 790 o casal, os aulões de yoga na floresta acontecem ‘in natura’, dentro do projeto ‘Rain Forest Yoga Experience’, no qual as asanas praticadas em quatro ecossistemas da Mata Atlântica trazem a seguinte proposta: Aprender a controlar os próprios pensamentos, meditando na energia mística da floresta, com a pressão de quedas d’água cristalinas despencando sobre as costas.

Mais informações:
DharmaShala Spiritual Resort | www.dharmashala.com.br | Tel.: (24) 99962-5262 (Vivo)