São Paulo

Capital Ibero-Americana de Cultura Gastronômica

São Paulo passou a ser a Capital Latino-Americana da Cultura Gastronômica 2018. Trata-se de um reconhecimento à qualidade e diversidade da gastronomia paulistana. Buenos Aires até então mantinha o título. A capital paulistana é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua diversidade gastronômica. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, em 2016, o nicho recebeu nota máxima de 97,5% dos turistas estrangeiros que visitaram a cidade.

A preferência por São Paulo foi mais do que a média do país, com aprovação de 95% dos visitantes internacionais. A designação “Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica” é uma marca criada pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia para outorgar um reconhecimento de excelência gastronômica para um destino de um dos países com representação na entidade (Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Peru, México, Chile, Colômbia, e República Dominicana). As próximas serão Miami e, depois, Madri.

Em entrevista à agência EFE, o presidente da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, Rafael Ansón, lembrou que São Paulo foi selecionada por ser importante “eixo urbano, cultural e gastronômico. A cidade brasileira reúne tudo o que pode ser exigido a um nível gastronômico global”.